quinta-feira, 14 de março de 2013

O futuro das florestas






O desmatamento constitui uma prática relacionada à ocupação humana desde as primeiras formas de agrupamentos sedentários. A atividade agropecuária, condição básica para o desenvolvimento de qualquer tipo de sociedade, depende da retirada da mata nativa e do uso intensivo dos solos. Após as Grandes Navegações, a ocupação europeia nas Américas, África, Ásia e Oceania foi fundamentalmente predatória e só não realizou um extermínio ainda maior de áreas florestadas porque havia uma série de limitações técnicas.
Furacões arrasadores, florestas cada vez menores, derretimento das geleiras, desaparecimento de espécies de animais e plantas, epidemia de doenças e especialmente uma defasagem econômica imensa. É enfatizando esse último item que as recentes pesquisas ecológicas querem chamar a atenção do mundo para as conseqüências catastróficas do desmatamento e do aquecimento global.
Com a destruição das florestas, serviços e produtos que antes eram fornecidos gratuitamente pela natureza – como água limpa e absorção de dióxido de carbono – ficam prejudicados ou mesmo são interrompidos. Desta forma, o homem tem que passar a produzir esses serviços, que não serão mais fornecidos gratuitamente. Ou seja, sem florestas para absorver naturalmente o dióxido de carbono, é preciso criar e construir estruturas capazes de sequestrar esse elemento, o que teria um custo. E não é só: outros setores como o turismo também sofreriam grandes perdas. E isso abalaria fortemente toda a economia mundial.


Você sabia...

- que a Mata Atlântica cobria todo o litoral brasileiro (1 milhão de km2) e hoje está reduzida a apenas 4% do seu estado original?

- que a Floresta Amazônica brasileira representa 40% das reservas de florestas tropicais úmidas ainda existentes no planeta?

- que as queimadas contribuem para a emissão de grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa?

- que as matas, além de diminuírem os riscos de erosão, contribuem também para a manutenção do ciclo hidrológico e da estabilidade climática?

- que as florestas tropicais possuem solos muito pobres e que a sua manutenção é realizada pela rápida reciclagem dos materiais (serrapilheira e animais mortos) em decomposição encontrados nestes lugares?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maleta de maquiagem Cisne Ruby

 A maleta de maquiagem Cisne Ruby é uma opção prática e versátil para quem busca organizar seus produtos de maquiagem de forma eficiente. Co...