A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea. Esses pigmentos são introduzidos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial (pele), na região da derme. A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas. Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se sacerdote; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; pedir proteção ao imponderável; garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.
História da tatuagem no Brasil
No Brasil, o percursor da tatuagem moderna foi o dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen.Ele ficou conhecido pelo apelido de Mr. Tatoo.
O dinamarquês chegou no país em 1959 e morou em Santos ,no litoral paulista .Manteve-se financeiramente utilizando seu talento e suas técnicas pintor e desenhista profissional .
Cuidados antes de se fazer a tatuagem
Cuidado na hora de escolher um desenho, legal é a pessoa fazer o que ela gosta não importa o quê.
Tatuagens que simbolizam bandas de música, nome de namorado(a) exige atenção maior porque você pode se arrepender.
Verifique se o local onde será feita a tatuagem tem uma boa higiene, o material deve ser completamente esterilizado.
Cuidados durante a tatuagem
Não se mexa de jeito nenhum.
Fique calmo, assim o trabalho do tatuador irá fluir com mais facilidade.
Não tome drogas achando que aliviaram a dor, podem até prejudicar o resultado final.
Se você for se mexer, espirrar se coçar ou quiser mecher no nariz avise o tatuador antes.
Cuidados depois da tauagem
Tirar o curativo que o Tatuador fez só depois de no mínimo 6 horas.
Na hora de tomar banho lavar a tattoo com água morna e não esfregar.
Nos 10 primeiros dias, passar pomada Bepantol 3 vezes ao dia.
Colocar “Magipack” (plástico film) no local tatuado para dormir na primeira noite.
Não coçar, não arrancar a casquinha, tirando a casquinha você compromete o resultado da Tattoo.
Não tomar banho de mar, piscina, sauna ou Sol, não tomar banhos muito demorados e com água quente, isso nos primeiros 15 dias.
Não comer alimentos muito gordurosos tais como Feijoada, carne de porco e pimenta, porque em alguns casos eles atrapalham na cicatrização.
Depois do banho, muito cuidado na hora de secar a região da Tattoo, não esfregue o local, apenas encoste a toalha para absorver o excesso de água.
Não use roupas muito apertadas logo após ter feito a Tattoo, porque as fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma.
Isso tudo no período de 10 a 15 dias, até sua tattoo estar cicatrizada por inteiro.
Depois que sua tatuagem estiver cicatrizada você precisa tomar alguns cuidados também como passar protetor solar caso tome Sol na região onde foi feita a tattoo, tome cuidado também com cortes e arranhões no local onde foi feita a tattoo.
Curiosidades sobre a tatuagem
Na língua inglesa, a palavra “tattoo” é uma das palavras que mais vezes se escreve de forma errada, sendo confundida com “tatoo” ou “tatto”.
Existem cerca de 100 cores diferentes no que toca à tinta para tatuagem.
O equipamento de tatuagem foi concebido com base no design da campainha de porta moderna.
Apenas 16% das pessoas com tatuagens arrependem-se de as terem feito e os top 3 motivos para esse arrependimento são: “era demasiado novo quando o fez”, “é demasiado permanente, sinto-me marcado para a vida”, “já não gosto da tatuagem”.
Remover uma tatuagem pode custar até três vezes mais o preço da tatuagem em si.
As mulheres são quem mais recorre à remoção de tatuagens.
20% das mulheres tatuadas têm uma tatuagem na zona lombar.
Os Taitianos acreditavam que tatuar o corpo era uma forma de conter o seu poder sagrado.
Lady Randolph Churchill, a mãe de Winston Churchill, tinha uma cobra tatuada no pulso – no final do século XIX e início do século XX as tatuagens eram muito populares junto dos aristocratas (homens e mulheres), que na altura eram os únicos que podiam suportar os elevados custos de fazer uma tatuagem.
O homem mais tatuado do mundo (detém o recorde Guinness desde 2006) chama-se Lucky Diamond Rich. Natural da Nova Zelândia, vive na Austrália e tem o corpo completamente coberto por tatuagens, incluindo as pálpebras, a zona entre os dedos dos pés, dentro das orelhas e até as gengivas. Centenas de tatuadores já trabalharam no seu corpo, durante mais de mil horas.
Em tempos de guerra, as tatuagens eram muitas vezes utilizadas para transmitir mensagens secretas.
Diz-se que, antigamente, utilizava-se urina para conseguir uma mistura mais homogénea das tintas de tatuagem.
Quem vive no Ocidente tem 20% mais probabilidade de ter uma tatuagem do que quem vive no Oriente.
Os democratas têm mais probabilidade de fazer uma tatuagem do que os republicanos.
76% das pessoas que querem uma tatuagem não a fazem porque não conseguem encontrar o desenho ideal; 10% afirma que não consegue encontrar um tatuador de confiança ou não tem dinheiro para fazer uma tatuagem.
Cerca de 32% das pessoas prefere tatuagens monocromáticas em vez de coloridas.
Em 1936, a prestigiada revista LIFE publicou que 10 milhões de americanos tinham, pelo menos, uma tatuagem.
O número de mulheres tatuadas quadruplicou entre 1960 e 1980.
Em 1991 foi descoberto, em Schnalstal na Itália, o corpo congelado de um homem com mais de 5 mil anos, que tinha 57 tatuagens.
Um estudo de 2002 concluiu que 1 em cada 8 pessoas tinha, pelo menos, uma tatuagem.
Em 2003, um estudo da Harris Interactive revelou que 16% dos adultos tinha, pelo menos, uma tatuagem; 31% das pessoas tatuadas são homossexual, lésbica ou bissexual; 34% das pessoas tatuadas sentem-se mais sexy devido aos seus tattoos; 29% das pessoas tatuadas sentem-se mais rebeldes devido às suas tatuagens.
Um estudo da Pew Research Center revelou que, em 2005, 45 milhões de americanos tinham, pelo menos, uma tatuagem; 36% das pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem.
Nesse mesmo ano (2005), o American Academy of Dermatology concluiu que 24% da população americana tinha, pelo menos, uma tatuagem; 17% dessas pessoas já tinha contemplado remover essa tatuagem e 5% já tinham tapado essa tatuagem com outra.
Estima-se que, em 2006, 36% da população com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem.
Em 2009, estima-se que 1 em cada 3 americanos tem, pelo menos, uma tatuagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário