Alguns dizem que o dia tem o nome de um bispo chamado Valentim , residente do império Romano . Claudius II era o imperador da época . Ele achava que os homens solteiros eram melhores soldados , então decidiu instituir uma lei que dizia que os homens jovens não podiam se casar. Cerca de 270AD , Valentim teve pena desses soldados que não tinham a permissão para se casar ou ver suas amadas.
Valentim se converteu em um defensor desses jovens amantes e começou a realizar casamentos secretos, mas foi logo descoberto e preso . O imperador Claudius II tentou converter Valentim a começar a adorar os deuses Romanos , mas Valentim se recusou. Em vez disso , ele tentou converter Claudius ao cristianismo e Valentim foi condenado a ser executado em 24 de fevereiro , 270.
Outra versão da história do dia de São Valentim diz que Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro . Pouco antes de sua morte , ele enviou-lhe um bilhete e assinou " de seu Valentim". Uma aura de romance cercou sua morte e aqueles que sabiam da história espalharam o conto . O Bispo Valentim se tornou São Valentim , com sua fama estendendo á Inglaterra e França .
Após a sua morte , Valentim se tornou o que é conhecido como o '' Padroeiro ''. Alguns o consideravam o líder espiritual de um festival anual em que os jovens romanos iam distribuir cartões de carinho por aquelas a quem desejavam ver formalmente . Este festival era realizado no dia 14 de fevereiro . No Brasil , esta data é celebrada no dia 12 de junho .
Curiosidades
Um dos cartões mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. O cartão é preservado agora no museu britânico.
No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. Uma das razões pode ser a proximidade com as comemorações de Santo Antonio (dia 13), considerado Santo Casamenteiro e por ser uma época de baixo comércio. A data foi introduzida no Brasil em 1950 pelo publicitário João Dória, quando ele criou um slogan de apelo comercial que dizia “não é só com beijos que se prova o amor”.
No Japão o Sei Barentain Dee (Dia de São Valentim) é reservado especialmente para as mulheres declararem amor aos seus amados. O presente mais tradicional é o coração de chocolate, feito pela própria moça. Também é comum oferecer presentes aos superiores do local de trabalho, veteranos e até mesmo para colegas da escola que frequenta. Estes são chamados de giri tyoko, ou seja, chocolate de cortesia. Em contrapartida o homem deve retribuir a esta gentileza um mês depois, na ocasião do “White Day”(white, por responderem à cortesia presenteando com chocolate branco), enviando chocolate branco, marshmallow ou ainda biscoitos.
As crianças celtas vestiam-se de adultos no dia 14 de Fevereiro e cantavam de porta em porta, celebrando o amor.
No País de Gales, gravavam-se colheres de madeira com corações, chaves e fechaduras, trocados como prendas pelos apaixonados, que significavam: “Só tu tens a chave do meu coração”. – No período Vitoriano, as mulheres podiam ‘prever’ seu destino amoroso de cordo com o pássaro que vissem: ver um “pintarroxo” era sinal de que a mulher casaria com um marinheiro, ver um pardal era sinal de que casaria com um pobre mas seria feliz, uma andorinha, um bom homem e, se tivesse o azar de avistar um pica-pau, ficaria solteira.
Alguns estudiosos especulam que o símbolo do coração usado para o romance e para o amor originou-se das antigas tentativas de desenhar um órgão que as pessoas nunca haviam visto.
Acredita-se que as rosas vermelhas eram as flores favoritas de Vênus, a deusa romana do amor. Além disso, a cor vermelha representa sentimentos fortes;
Há centenas de anos, se uma mulher deixasse seu lenço cair, um homem poderia pegá-lo para ela. Algumas vezes, se a mulher estivesse interessada em um determinado homem, ela poderia intencionalmente derrubar seu lenço para encorajá-lo. Então, as pessoas começaram a pensar em romance quando se lembravam de seda;
Os laços de amor êm uma série de curvas e arcos entrelaçados, sem começo nem fim. Como um símbolo do amor eterno, os laços de amor eram feitos com fitas ou desenhados em um papel;
Os pombos eram conhecidos como “pássaros do amor” porque andam em pares e estão sempre bem próximos um do outro, como os namorados fazem. Os pombos são símbolos de lealdade e de amor porque os casais ficam juntos pela vida inteira e cuidam de suas crias juntos
Nenhum comentário:
Postar um comentário