terça-feira, 30 de maio de 2017

Como surgiu o ferro de passar roupa

Vou começar   falando sobre  ferro a carvão, me lembro de quando vi um , foi na casa de uma tia da minha mãe .
E  quando peguei na mão era muito pesado , e passou duas coisas na minha cabeça na hora , graças a Deus por ser da geração do ferro elétrico e como as mulheres daquela época eram guerreiras  pois devia ser muito  difícil passar roupa com aquele ferro .






Como surgiu o ferro de passar

Vamos falar um pouco sobre a  história do ferro ,  desde o século IV já existiam métodos de alisar roupas . Os chineses foram os primeiros a utilizar uma panela de latão com brasa .
Madeira, vidro ou mármore eram os materiais mais comuns  utilizado pelo alisadores criados no  Ocidente.Eles eram utilizados a frio , porque no século XV as roupas eram engomadas , o que impossibilitava o trabalho á quente .
O ferro de passar , tem suas primeiras referências a partir do século XVII , com o ferro a brasa. Somente no século XIX surgiram outras modalidades tais como  o ferro de lavanderia , a água quente , a gás  e a  álcool.


A evolução do ferro  culminou em 1882, com patente do ferro de passar elétrico feita pelo americano Henry W. Seely , em 1926 surgiu o primeiro ferro á vapor No Brasil  os primeiro ferros de passar eram importados e sua nacionalização ocorreu nos anos 50.
E se você  pensa que o ferro a carvão não se usa mais  por causa do ferro elétrico está enganado !
Eles atualmente são muito usados na decoração  retro .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maleta de maquiagem Cisne Ruby

 A maleta de maquiagem Cisne Ruby é uma opção prática e versátil para quem busca organizar seus produtos de maquiagem de forma eficiente. Co...