segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A história da Caricatura


Caricatura


Chama-se caricatura todo desenho que acentua detalhes ridículos. O desenho caricatural constitui um gênero de cunho satírico, mas não obrigatoriamente cômico. A caricatura é a reprodução gráfica de uma pessoa, animal ou coisa, de uma cena ou episódio, exagerando-se certos aspectos com intenção satírica, burlesca ou crítica.





Annibale Carracci foi um dos grandes expoentes da caricatura. É o pioneiro na História da Arte a utilizar-se dela, contrapondo-a à idealização.
Carracci, família de pintores italianos do fim do século XVI: Ludovico (Bolonha, 1555 - id., 1619) e seus dois primos Agostino (Bolonha, 1557 - Parma, 1602) e Annibale (Bolonha, 1560 - Roma, 1609) foram os decoradores da galeria do Palácio Farnese. Em 1585, fundaram em sua cidade natal uma escola onde se formaram grandes artistas do século XVII e que foi a origem do ecletismo acadêmico.
Levando-se em conta que os críticos costumam considerar atributos importantes de uma boa caricatura a máxima expressividade com o mínimo de traços, Gianlorenzo Bernini (1598 - 1680) é tido como um dos mais brilhantes caricaturistas.
Artistas da Escola de Bologna também se destacam nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino. Pier Leone Ghezzi (1674 - 1755) foi um dos primeiros a dedicar-se quase que integralmente à realização de caricaturas.
É comum vermos caricaturas políticas em nossos jornais ou revistas. Entretanto, as sátiras sociais através de caricaturas já existiam principalmente a partir do século XVIII, realizadas por artistas de renome.
A primeira caricatura publicada no Brasil foi uma charge política de autoria de Manuel de Araújo Porto-alegre, em 1836 durante o período regencial, sendo lembrado como o pioneiro da caricatura brasileira.
No Brasil, Raul Pederneiras (Raul), Calixto Cordeiro (K. Lixto) e J. Carlos são nomes que surgem dentre os primeiros artistas exclusivamente caricaturistas. Destacam-se também Nair de Tefé, a primeira mulher caricaturista do mundo, Henrique Fleiuss, Max Yantok, Millôr Fernandes, Lan, Chico Caruso, Cássio Loredano, Angelo Agostini, Cláudio Paiva, Angeli, Glauco Villas-Boas, Laerte,Ziraldo, Jaguar e Henfil, entre outros.


Qual a diferença entre: Caricatura, Charge e Cartum.

A Palavra Caricatura vem do Italiano “CARICARE” (Carregar). Carregar no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção. A Caricatura é um retrato cômico de uma pessoa, salientando seus traços peculiares e provocando em quem os aprecia, riso, zombaria e até mesmo desprezo. É uma das formas de expressão caricatural que se utiliza o exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia do rosto da pessoa caricaturada, mas podemos eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar, mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.Charge

A Charge e o Cartum são outras duas formas de manifestação caricatural, mas o foco principal nesses casos, é uma situação ou um determinado fato ocorrido. A diferença entre a charge e o Cartum é que a primeira relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de uns determinados contexto culturais, econômicos e sociais especifico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto ele provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico.

Cartun

 Cartum, ao contrário da charge, relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são freqüentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. São os chamados cartuns pantomímicos ou cartuns mudos onde a ideia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte. Uma simples definição não é o suficiente para citarmos todas as características dessa forma de expressão, mas, como base, é importante fazermos essa diferenciação entre as formas de manifestação da linguagem caricatural.



Charge



Cartun


sábado, 10 de agosto de 2013

A história do dia dos Pais




A ideia nasceu  na antiga  Babilônia , há  mais de 4 mil anos .Um jovem  chamado Elmesu  moldou e esculpiu o 1 cartão  de dia dos pais , desejava sorte , saúde e longa  vida a seu pai .Nos Estados Unidos , Sonora Smart  resolveu  criar o dia dos pais  em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai o veterano de guerra  Willian Jackson Smart .A data escolhida pela comemoração  foi a do aniversário de Willian 5 de junho .Outras famílias  começaram a festejar  o dia especial  no estado de Washington, e aos poucos  a data se tornou uma festa nacional .Em 1972 , o presidente norte-americano Richard Nixon  oficializou o dia dos pais  nos EUA , ele é comemorado  no terceiro domingo  de junho .Aqui no Brasil a festa chegou em 1953.A principio , a comemoração  ocorria  no dia 16 de agosto , dia de São Joaquim . Depois  foi transferida  para o segundo domingo de agosto . Alguns países festejam o Dia dos Pais  no dia 1 de maio .Na Itália  , a data  é comemorada  no dia 19 de março , dia de São José , considerado  pai por excelência  na tradição católica .




Maleta de maquiagem Cisne Ruby

 A maleta de maquiagem Cisne Ruby é uma opção prática e versátil para quem busca organizar seus produtos de maquiagem de forma eficiente. Co...